Amigo Germano
Associação Beneficente
Home
EspiriTEEN
Institucional
Mensagens
Notícias Importantes
Palestras do Mês
Pensamentos  Frases
Visita Virtual da Casa
 
Cadastro dos Trab.
 
Fale Conosco
 
 
:: Artigos»

________________________________________________________________

 

A Cura pelo Magnetismo  

O estudo do magnetismo humano é de grande importância para o conhecimento fenomenológico do Espiritismo. Apresenta diversos aspectos há muito tempo estudado: o fluido aplicado no passe, também conhecido como fluidoterapia, a água energizada, conhecida popularmente como água fluida, preces e irradiações mentais à distância, tudo isso faz parte da prática espírita.
Entretanto, a arte de curar pela imposição das mãos existe há milênios. Notícias históricas nos falam dessa prática desde os tempos do Hermetismo. Entre os egípcios, aproximadamente 1552 a.C., o papiro “Ebers” descreve a cura pela imposição das mãos. Quatro séculos antes do nascimento de Jesus Cristo os gregos já utilizavam o toque terapêutico em seus templos asclepianos. Os escritos de Aristófanes descrevem em detalhes o uso da imposição das mãos em Atenas para restaurar a visão de um cego e devolver a fertilidade a uma mulher estéril.
A Bíblia contém muitas referências ao uso da imposição das mãos para as curas espirituais. São palavras do próprio Mestre Jesus, segundo o Evangelho de Marcos: “(...) e porão as mãos sobre os enfermos e os curarão”.
A Doutrina Espírita informa-nos sobre a existência de um fluido, denominado por Allan Kardec como Fluido Cósmico Universal, que é o principio fundamental da matéria. Deste fluido derivam-se todos os tipos de corpos. O Espírito age sobre este fluido, modificando-o, através do pensamento.
Kardec escreve: “O pensamento, que provoca uma emissão fluídica, pode operar certas transformações, moleculares e atômicas, como se vêem produzidas sob a influência da eletricidade, da luz, ou do calor”.
Philipus Aureolus Bombastus Von Hohenheim, também conhecido como Paracelso, (1493-1541), um dos primeiros a laborar teoria sobre o assunto dizia que a força vital brilhava dentro e em torno do indivíduo. Depois dele Franz Anton Mesmer, Charcot e muitos outros importantes nomes também se ocuparam do assunto.
Em nossos tempos, muitos homens de ciência no mundo todo, trabalham em pesquisas sobre a realidade das energias curativas que podem ser transferidas de um médium curador para um paciente. Esse trabalho se estende desde as experiências com vegetais, animais, até os seres humanos.
O Dr. John Zimmerman, na Faculdade de Medicina da Universidade do Colorado, EUA, efetuou estudos utilizando dispositivos supercondutores de interferência quântica, para medir o magnetismo, detectando pequenos aumentos, porem significativos, nas emanações magnéticas das mãos do curador, durante o processo de cura. Declara em seu trabalho o Dr. Zimmerman: “Isso sugere que as energias vitais sutis dos curadores parecem ter, principalmente, propriedades magnéticas. As energias dos curadores diferem dos campos magnéticos pelo fato de seus efeitos serem qualitativa e quantitativamente diferentes. Embora sejam extremamente fracos, os campos magnéticos associados aos curadores produzem poderosos efeitos químicos e biológicos”.
Emmanuel, consagrado mentor espiritual de Chico Xavier, em prefácio do livro de Wenefledo de Toledo, sobre passes e curas espirituais, escreve: “Jesus impunha as mãos para curar. Entreguemos a Ele o nosso coração, a fim de que as nossas mãos continuem a obra divina na regeneração humana, a começar de nós mesmos, e então o serviço magnético ao alcance de todas as almas, ricas de fé e boa vontade – será à nossa vida uma fonte inexaurível de amor, transfundindo os dons do Céu para o aperfeiçoamento e glorificando a Terra que o Senhor nos deu a lavrar e semear”.
 

Sérgio Augusto Pelicano.

 

« Voltar aos Artigos  

 

 
© Copyright - 04/12/2007 | Amigo Germano | Associação Beneficente Amigo Germano ®
Todos os direitos reservados.
Rua: Vereador Guido Broglia - Nº. 1183
Fone: (17)  3524 - 6276
Catanduva/SP